Arquivo do blog

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Piranhas




As famosas e perigosas Piranhas


As piranhas são um grupo de peixes carnívoros de água doce que habitam alguns rios da América do Sul. Eles pertencem a cinco gêneros da subfamília Serrasalminae (que também inclui peixes como pacus e dourados).
O nome piranha vem de uma idioma híbrido formados das línguas Tupi-guarani; pode ter sido originado da composição das palavras 'pirá', significando 'peixe', e 'sanha' or 'ranha', significando 'dente'. Alternativamente, ele pode ser sido originado do Tupi 'pirá' ('peixe') e 'ánha' ('corte').

As piranhas podem realmente devorar uma vaca em menos de um minuto?


Quando Theodore Roosevelt (em inglês) veio a uma expedição de caça no Brasil em 1913, viu que o investimento valeu a pena. Em pé na ma­rgem do rio Amazonas, ele observou piranhas (em inglês) atacarem uma vaca (em inglês) com uma ferocidade chocante. Foi uma cena clássica: água em ebulição com piranhas em frenesi, muito sangue e, após um minuto ou dois, um esqueleto flutuando na superfície subitamente calma.


Roosevelt ficou horrorizado e escreveu realmente um bocado sobre as criaturas cruéis e seu livro de 1914, "Through the Brazilian Wilderness" (título em português: "Nas selvas do Brasil"). Ele recontou as histórias de pessoas do local que foram comidas vivas e outras que perderam partes do corpo para as piranhas enquanto se banhavam no rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário